16 de ago. de 2007

Um dos cinco maiores festivais do Brasil - e, desses, o único que só escala bandas independentes - o Festival Calango acontece em Cuiabá a partir do próximo dia 31. O Arquivo Acosta deve falar muito do Calango 2007, incluindo uma cobertura dos shows do festival. E a sessão Calango começa agora! A seguir, o primeiro texto de divulgação, enviado à assessoria de imprensa do Calango em 27/07. Mas, antes, o vídeo promocional do festival, feito pela VK6 Vídeo.




Festival Calango 2007 acontece de 31/8 a 2/9, no Museu do Rio

Festival espera público de 10 mil e, pela primeira vez, conta com banda internacional

Iniciativa cuiabana de destaque nacional, o Festival Calango chega à sua quinta edição em 2007. Neste ano, ele acontece entre 31 de agosto e 02 de setembro. Para esses três dias, 10 mil pessoas são esperadas no Museu do Rio, no centro histórico de Cuiabá. Em 2007, o instituto cultural Espaço Cubo celebra parcerias com as secretarias municipal e estadual de Cultura e com outros três festivais de música. Assim, o Calango fará parte de um mês inteiro de atividades no Museu do Rio, revitalizando a área, às margens do rio que deu nome à cidade. A programação inclui desde o tradicional siriri às inovações do hip-hop.

Por sua vez, o Calango apresenta um panorama do rock independente atual, com quase cinqüenta bandas de todas as cinco regiões do país e, pela primeira vez, uma atração internacional: o grupo uruguaio Supersonicos. Mas a programação vai além dos shows, e apresenta um festival de artes integradas. Literatura, audiovisual, artes plásticas, artes cênicas, tudo isso estará na verdadeira “cidade das artes” em que será transformado o Museu do Rio durante o Calango.

Reunidos na cidade para o festival, mais de 200 artistas, produtores e jornalistas devem firmar novas parcerias, elaborar projetos e repensar a produção cultural independente. Seja informalmente, entre os palcos e estandes do Museu do Rio, ou publicamente, no ciclo de debates Calango na Mesa, que deve acontecer nos dias 01 e 02/9.

Mas o Calango começa bem antes disso. Em três sábados do mês de agosto serão realizadas prévias. Em cada uma delas, bandas farão shows ao vivo na tentativa de conquistar uma vaga no festival. No fim do mês, acontece mais uma edição do Calango na Escola, que levará shows, mostras de vídeos e oficinas de zines a cinco escolas públicas cuiabanas.

Histórico

O Festival Calango começou em 2001 e foi bienal até sua terceira edição, em 2005. Nessa edição, o festival assumiu seu formato atual, entrou na agenda dos festivais no Brasil e colocou Cuiabá no cenário independente nacional. Foi ali que nasceu a idéia da ABraFIn, Associação Brasileira de Festivais Independentes, da qual o Calango é membro fundador.

O crescimento do festival acontece paralelamente ao crescimento da cena cultural cuiabana e do cenário independente nacional. Depois de 2005, por exemplo, grupos cuiabanos como Vanguart e Macaco Bong (ambos confirmados para a edição deste ano) tornaram-se nomes obrigatórios do independente brasileiro. A edição 2006 do Calango foi indicada na categoria “melhor evento” ao referencial Prêmio Toddy de Música Independente.

A arte do Calango 2007 foi feita por Fabrício Chabô. Ele canta na cuiabana Chilli Mostarda, que toca na sexta-feira.

Marcadores: ,

 

 

últimas


  • arquivoacosta@gmail.com

     

    desenho por caroline g.