19 de jul. de 2007

Clique aqui para baixar o compacto.rec Impossibilidades da oaeoz !

Se você não sabe do que eu estou falando, então, com sorte, o texto abaixo será bastante esclarecedor. É o material de divulgação que escrevi e enviei em 13 de julho. Publicaram-no em compactorec.blogspot.com no dia 15 e divulgaram-no via email, a partir do dia 18.

a capa de "Impossibilidades"


compacto.rec estréia lançando a banda oaeoz
Projeto de compactos virtuais do Circuito Fora do Eixo começa neste domingo, apresentando a paranaense oaeoz

Neste domingo, blogs e sites de todo o país vão se movimentar na estréia do compacto.rec. O projeto de lançamento de compactos virtuais do Circuito Fora do Eixo dá a largada nesse dia 15, apresentando a banda paranaense oaeoz. Mais de 30 páginas das cinco regiões do Brasil estão integradas ao projeto (a lista está ali embaixo). Elas vão oferecer a seus internautas o compacto “Impossibilidades”.

No pacote, além da música de mesmo nome, estão a faixa “Città Piu Bella”, as letras das canções, fotos e texto de apresentação da oaeoz, além de imagens relativas ao compacto. Você pode ter acesso a tudo isso no seu computador ou transformar o compacto virtual num compacto físico: gravando as músicas num CD-R e imprimindo as imagens, que são um encarte e uma etiqueta para o CD.

Esse é o formato compacto.rec, filhote do programa ReC (Rede de Comunicação) . Começando neste domingo, a cada quinze dias, um compacto virtual vai ser lançado. Assim, o Circuito Fora do Eixo, que é a reunião de produtores independentes de várias partes do país, trabalha questões de comunicação e distribuição.

compacto.rec, uma proposta de comunicação e distribuição

Sites e blogs, além de publicar os compactos, se reúnem para pensar qual a melhor forma de fazer essa divulgação e que bandas merecem ser divulgadas. Por sua vez, as bandas se inscrevem no projeto, enviando material para compactorec@gmail.com (no final do texto, tem mais informações sobre como se inscrever). As inscrições continuam abertas! E as bandas são avaliadas pela qualidade do trabalho e por serem ativas em suas cenas.

No caso de “Impossibilidades”, a escolha foi feita por um painel de produtores. Pablo Kossa é produtor da goiana Fósforo Records e participou. O agitador acreano Daniel Zen também participou. Ele é presidente da Fundação Elias Mansur (espécie de secretaria estadual de cultura do Acre). Além deles, Marcelo Domingues, produtor do festival paranaense Demo Sul, e Pablo Capilé, do mato-grossense Festival Calango. Cada membro do painel deu notas às dez bandas inscritas.

“Impossibilidades”, aperitivo do próximo disco da oaeoz

A banda curitibana oaeoz existe desde 1997 e é formada Ivan Santos (violão e voz), Rodrigo Montanari (baixo), Carlão Zubek (guitarra) e Hamilton de Lócco (bateria). Ivan mantém o selo independe De Inverno que, naturalmente, lança os trabalhos do grupo. O próximo é o segundo disco de estúdio do grupo, que deve sair até o fim do ano. “Impossibilidades” é um aperitivo desse disco.

A faixa-título, que Ivan compôs, é um rock dançante com letra de tom filosófico e uma enchente de guitarras. Já o lado B, “Cittá Piu Bella” é uma versão para a banda paulista Fellini, que marcou a cena nos anos 80. A versão original está no disco “Amor Louco”, de 1989. Na interpratação da oaeoz, que deve fazer parte de um CD tributo aos paulistanos, a música ganha um tom mais dramático e sombrio, alternando silêncios e efeitos de guitarra.


Bom,

As instruções para inscrição e a lista de páginas participantes não estão aqui. Estão lá na página do compacto.rec . Vai lá!


La Pupuña hoje à noite, no Canal Brasil

O Canal Brasil está apresentando uma série chamada "Destino Brasil Música - Um Outro Som". O programa tem a paulistana Girassol Comunicações como parceira e leva o músico Pedro Luís toda semana a uma cidade brasileira diferente. Em cada uma ele se aventura pela música local. Pois a cidade de hoje é Belém e a música local é a do La Pupuña !

Pedro Luís, superconversando. Vai ser assim hj à noite.


Com sua abordagem particular dos ritmos paraenses e caribenhos, o grupo conquistou atenção inde (não falta "i" nenhum aqui) no ano passado. Confundindo (ei... diz o garoto de camisa preta... esse cara tá tocando lambada, cara!?) e impressionando públicos de festivais, surfando na pororoca do rock independente paraense. Ah, e alguém na Rock Press classificou o som como "surf de pororoca".

Agora, eles se preparam pra lançar disco novo. Uma semana atrás, o guitarrista Luiz Félix esteve aqui no Rio para acompanhar a mixagem do disco, feita pelos únicos produtores de disco do Brasil (parece), Kassin, Berna Ceppas e Gabriel Thomaz . Foi o que Félix disse, num telefonema feito nesta tarde.

Ele aproveitou pra dizer que o disco vai se chamar "Alright Penoso!" e que todas as músicas presentes na Trama do grupo (gravações demo) vão estar no álbum, em novas versões. "A gente resolveu fazer diferente pra ninguém deixar de gostar da demo", ele conta, "a demo era muito eletrônica", completa. Sobre o lançamento, Félix diz que deve ser rápido, via Ná Records (+ Tratore), e adianta um projeto bastante interessante. Ná está trabalhando com quatro das principais bandas do Pará: A Euterpia, Madame Saatan, Cravo Carbonoo e La Pupuña . Com todas elas preparando discos pra breve, a idéia seria fazer os lançamentos ao mesmo tempo e fazer uma turnê conjunta.

Enquanto isso, tem Canal Brasil daqui a pouco. E além do La Pupuña , aparecem Trio Manari e Coletivo Rádio Cipó, de acordo com a produtora do programa, Priscila Gomide. Horários? Hoje às 21h, amanhã às 16h, depois de amanhã às 13h, e terça às 11h30.


+

_ Tem Last Days às 19h45 no Max Prime! Claro, reprisa às 22h45 no outro Max Prime .

_A essa altura, todo mundo deve estar sabendo da queda do avião da Tam. Tenho acompanhado as notícias desde que o desastre ocorreu e me espanta o quanto as causas do acidente ficam em segundo plano, perdendo espaço para a gritaria do Caos Aéreo . De qualquer forma, geração youtube, agora:



Eu me lembro de quando os Mamonas Assassinas morreram e, uns meses depois, apareceram em folhas A4 impressas com jato de tinta fotos achadas na internet dos restos mortais dos integrantes da banda, que algum garoto tinha gastando horas pra conseguir. Obrigado, progresso.

Marcadores: , , , , , , , ,

 

 

últimas


  • arquivoacosta@gmail.com

     

    desenho por caroline g.