23 de abr. de 2007

Publicado no Diário de Cuiabá, 27 de março. Enviado em 23 de março.

VANGUART
Voando alto

Diretamente de Cuiabá para São Paulo. Essa é a nova boa da banda cuiabana Vanguart, que está buscando e conseguindo novos patamares em sua carreira

Pedro Acosta*
Especial para o Diário de Cuiabá


No último dia 15, o grupo cuiabano Vanguart participou do Festival Fora do Eixo, em São Paulo. O evento foi uma iniciativa de outros cuiabanos, os agitadores culturais do Espaço Cubo. O objetivo do festival era apresentar conjuntos musicais independentes de todo o Brasil ao público e à mídia paulistanos. Mas o Vanguart, quinteto de folk rock cujas origens levam ao ano de 2002, já tem trilhado esse caminho há algum tempo.

Seu primeiro show em São Paulo foi em outubro de 2005 e obteve boas reações da crítica. Depois de inúmeras viagens pelo país, o grupo mudou-se definitivamente para a capital paulista no começo deste mês de março. "Estamos aqui há algumas semanas", explica o vocalista Helio Flanders, "e morar em São Paulo, para quem está acostumado ao Sol do Mato Grosso, não é nada fácil", lamenta. Mas o famoso mau tempo paulistano é provavelmente a única coisa lamentável na atual fase do grupo.

Contatos - O Vanguart tem conquistado progressivamente seu lugar no cenário do rock independente nacional. Jornalista do programa Trama Virtual (Multishow), um dos mais importantes no segmento, Fernanda Cardoso revela sua admiração. "Eles são geniais", derrete-se, "uma das melhores bandas do Brasil", classifica. Na voz de Fernanda, uma opinião que tem sido comumente divulgada. "A crítica sempre foi muito bacana conosco, especialmente aqui em São Paulo", comenta Helio. A mudança para a cidade tende a fortalecer o burburinho em torno do grupo.

No início do mês, o conjunto gravou algumas músicas ao vivo num estúdio da capital paulista. O motivo? Os jornalistas Lúcio Ribeiro, da Folha de S. Paulo, e Fábio Massari, ícone do rock alternativo brasileiro, também foram "bacanas" com o Vanguart. Na edição desta semana de seu programa de rádio virtual, "Poploaded", a dupla tem os cuiabanos como convidados especiais. Agora, "Semáforo" e "Hey Yo Silver" já estão no ar. Mais um resultado instantâneo da mudança de cidade, os rapazes deram recentemente entrevista à Rolling Stone (a ser publicada na edição de abril). Em outubro último, a icônica revista norte-americana lançou sua versão brasileira e, desde então, a publicação tornou-se indispensável quando se fala de entretenimento no Brasil.

Mas as realizações do Vanguart não têm sido apenas midiáticas. Os rapazes mal chegaram a São Paulo e já foram escalados para um projeto importante, promovido pelo Centro Cultural Banco do Brasil. Trata-se do "Supernovas", que vai reunir bandas independentes de expressão e ícones do rock brasileiro, como Dado Villa-Lobos (ex-Legião Urbana) e Pepeu Gomes (ex-Novos Baianos). "Faremos com João Ricardo, (fundador) do Secos & Molhados", revela Helio. "Tocaremos algumas canções deles e ele deve tocar algo do Vanguart conosco", adianta.

O show - Pode-se esperar platéia cheia para esse show, marcado para 15 de maio. E não apenas graças ao projeto em si. "O grupo está conquistando um bom público aqui", diz Daniel Akashi, membro do conjunto local Ecos Falsos. O número de presentes ao show do Vanguart no Festival Fora do Eixo foi o maior de todos os seis dias de shows do evento.

Na noite, realizada no badalado clube Vegas, os rapazes se apresentaram como atração principal, depois da banda gaúcha Pública. "Eles estão bem conhecidos no meio independente", observa a jornalista do IG Música Francine dos Santos acerca dos cuiabanos. Sua colega de profissão e empresa, Juliana Arruda, completa: "tem uma galera que canta as músicas".

Em especial duas canções em português. No show do Vegas, o refrão de "Cachaça" foi bastante cantado. A música ganhou um videoclipe no segundo semestre do ano passado, o qual foi bastante veiculado na MTV. Em boa parte, por esse vídeo ter concorrido a um prêmio da emissora. Enquanto isso, "Semáforo" tem se transformado num sucesso alternativo. Essa foi a primeira música em português do Vanguart e sua letra desesperançada (com versos como "só acredito no semáforo" e "todos meus amigos querem morrer") é cantada aos berros pelo público na maioria das apresentações.

O disco - Outra canção de grande êxito nos shows é "Hey Yo Silver" (pedida aos gritos na apresentação do grupo no Fora do Eixo). De levada country e dançante, a música estará no vindouro álbum do conjunto e será a primeira de suas faixas a ser lançada. O lançamento de "'Silver" deve acontecer virtualmente.

Já o lançamento (físico) do álbum deve acontecer até junho, de acordo com a banda. "O disco está pronto, já temos a capa e tudo", anuncia Helio. O CD deverá ter 14 faixas, sendo 7 delas em inglês, 6 em português e 1 em espanhol. "Semáforo" e "Cachaça" estão incluídas. "Gravamos em Cuiabá, no Estúdio Inca", revela o vocalista, "com um pessoal muito paciente e que nos entendeu de forma plena", elogia. Helio não revela detalhes sobre que parceiros estarão envolvidos no lançamento ou se este ocorrerá através de alguma gravadora.

Enquanto permanece a incógnita, o Vanguart anuncia show em Cuiabá para o dia 12 de maio, dentro de um evento promovido pela cervejaria Skol.



*Pedro Acosta é graduando em Comunicação na UFRJ, colabora com o site www.senhorf.com.br e com o DC Ilustrado

Marcadores: , ,

 

 

últimas


  • arquivoacosta@gmail.com

     

    desenho por caroline g.